9 dicas para organização de tempo que vão transformar a sua vida

ferris+frase+vidaUm dos assuntos que vocês mais vem me pedindo nos últimos tempos é: como organizar o seu tempo. Melhor ainda… Como organizar o seu tempo e NÃO SURTAR!

Desde que decidi passar um período trabalhando em casa, aprender a organizar o meu tempo foi primordial. A liberdade pode acabar com a gente, acreditem. Ser o seu próprio chefe não é tão simples quanto parece.

Para conseguir dar conta dos clientes, o blog, morar em duas cidades, igreja, família, amigos, viver e respirar acabei desenvolvendo algumas técnicas bem legais. Além disso, acho que meus erros podem te ajudar muito!

Seja para organizar seu tempo no trabalho, nos estudos, em casa ou só aprender a organizar isso tudo dentro de vinte e quatro horas, esse post é para você!

  1. Crie metas diárias

    Metas diárias são o básico do básico quando se trata de organizar o seu tempo de forma que ele renda.

    Antigamente eu costumava traçar toda a minha semana no domingo: segunda faço isso, terça isso, quarta isso… Acabava me frustrando antes do segundo dia começar.

    Não que as coisas não saíssem como o planejado, mas muitos fatores influenciavam no dia e no andamento da semana. E, como eu não poderia prever o futuro, meu planejamento feito no domingo não se encaixava com os novos cenários que apareciam.

    O que eu faço hoje é: planejar o dia de amanhã antes de ir dormir. Traço na minha cabeça a rotina matinal e as tarefas que precisam ser cumpridas nas próximas vinte e quatro horas. Dessa maneira eu deixo tudo ajustado e de acordo com o ritmo que a semana vai tomando.
  2. Não queira resolver o mundo inteiro em um dia

    O segredo principal para a primeira dica funcionar é: não lote o seu dia de coisas! O que REALMENTE precisa ser resolvido amanhã? Tipo, se os planetas vão colidir se você não fizer isso amanhã, então necessita ser feito. Use esse critério para escolher suas prioridades.

    Eu gosto de escolher uma coisa que PRECISA ser feita naquele dia. Depois escolho mais duas que podem ser adiantadas e eu também gostaria de fazer durante esse dia.

    Acho três metas inegociáveis por dia um ótimo número. Dessa forma você cumpre o que prometeu e tem liberdade para moldar os outros aspectos do seu dia.

  3. Tenha expectativas reais

    Não adianta colocar faxinar o quarto, arrumar o guarda roupa, finalizar a revisão do trabalho final e ajudar sua amiga com a surpresa de aniversário para o namorado dela no mesmo dia.

    Fazer com que suas três metas inegociáveis do dia sejam tarefas que demandam muito tempo esforço é receita certa para não conseguir fazer nada bem e se frustrar

    Tente balancear uma meta grande (tipo faxinar o quarto e arrumar o guarda roupa) com coisas parciais das outras (revisar os dois primeiros capítulos do seu trabalho, ajudar sua amiga pesquisando referências no Pinterest). 

    Quebre tarefas maiores em fases menores e se organize para ir distribuindo essas fases num período de tempo anterior ao dia onde elas precisam ser entregues completamente prontas. 

    about+time_frases
  4. Crie prioridades

    Já tô falando de prioridades desde o início, mas elas merecem um tópico só delas por serem essenciais. 

    Obvio que é possível fazer mais de três tarefas no seu dia, mas quando você cria prioridades e metas inegociáveis… Você rende!

    Se só tiver conseguido fazer isso no seu dia, já vai sentir que progrediu e teve momentos produtivos. Essa sensação dá força para continuar e fazer mais coisas. 

  5. Faça quebras de estado

    Você começa a fazer algo super pilhado e feliz. Sério, você realmente está afim de fazer aquilo! Passam uns dez, vinte, trinta, quarenta, cinquenta minutos… olha, uma mosca

    Aí acabou criatividade, acabou foco e foi embora a pilha para cumprir a tarefa. Você realmente quer terminar aquilo, mas não consegue se focar!

    Isso acontece por um motivo bem simples: a gente perde a calibragem. Para calibrarmos nossa mente e corpo outra vez, precisamos fazer algo completamente diferente e depois voltar para a tarefa inicial.

    Então, por exemplo, depois de quarenta minutos estudando em frente ao computador você levanta, vai preparar algo para comer, brinca com seus cachorros e conversa com os seus pais sobre qualquer coisa por uns vinte minutos. Sem telas, sem palavras escritas, sem precisar absorver conteúdo. Uma situação cheia de estímulos diferentes dos que você estava exposto antes, percebeu?

    Depois disso você volta muito mais focado e produzindo muito mais, pelos próximos quarenta minutos (ou por quanto tempo mais conseguir se manter focado). Faça quantas quebras de estado forem necessárias até cumprir a tarefa em questão. 

    benjamin+button+frase
  6. Não se compare com os outros

    Se comparar aos outros é uma das atitudes mais tóxicas que existem. Tanto para você, quanto para outra pessoa.

    Ninguém anda no mesmo ritmo que o outro, então o mesmo vai acontecer na hora de cumprir metas e produzir durante o dia.

    Que ótimo se a sua amiga consegue estudar os três capítulos em um dia só. Mas se você consegue ir até o início do segundo, não tem nada de errado nisso. 

    É claro que você pode perguntar como ela consegue e tentar extrair algumas lições e dicas disso, mas sempre respeite o seu ritmo e como VOCÊ funciona. 

  7. Tenha um dia livre

    Não lote todos os dias da sua semana, isso não é saudável

    O mundo não vai desmoronar e você ainda vai conseguir realizar todos os seus sonhos e metas se você separar ao menos um dia sem compromissos, obrigações ou metas inegociáveis. 

    Aliás, tenha nesse dia só uma meta inegociável: descansar. 

    Pode ser sábado, domingo ou até um dia da semana. Só separe vinte e quatro horas para descansar e curtir sem culpa ou consciência pesada. 

  8. Revise, sempre que possível

    Pode ser que estudar na sala da sua casa tenha dado super certo no mês passado, mas agora você não sente que está rendendo tanto por lá. 

    Mude! Não é porque algo deu certo durante um tempo que vai dar certo para sempre. E tudo bem ser assim. Entenda o que mudou e como você deve adaptar isso, descubra o que anda funcionando no momento.

    Por exemplo, quando eu precisava estudar algo estressante, colocar música instrumental eletrônica sempre me ajudava. Ontem percebi que isso não estava mais dando certo. Coloquei um dos meus filmes prediletos para rolar no computador (galera que me segue no Snap – bdaay – acompanhou o processo), coloquei os fones, minimizei a tela do filme e fui estudar ouvindo os diálogos. Por incrível que pareça, deu certo!

    Parece super louco, mas funcionou e consegui cumprir a minha meta inegociável do dia. Descubra o que anda funcionando para você e não ligue se parecer estranho ou diferente. É divertido encontrar métodos só nossos.

  9. Pegue leve com você

    Acima de tudo: tenha graça com você.

    Não se ache o pior ser humano do mundo se não conseguir cumprir suas metas inegociáveis, ou se não render o tanto que gostaria. Agora é outro momento e amanhã já é outro dia.

    Entenda o que deu errado e como evitar essa situação, mas não se cobre absurdamente. Você já está fazendo um trabalho incrível só por se importar com essas questões, mesmo. 

E por aí, como vocês fazem para organizar o tempo? O que ajuda e o que atrapalha? Me contem, quero muito saber suas dicas!  ps: agora a gente tem um Instagram só nosso! Segue lá @quintalblog 
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Blogger
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Orkut
  • Reddit
  • Delicious
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • PDF
  • Print
  • Email
  • RSS