Os 10 erros que você vai precisar cometer

Muitas vezes aprendemos com os nossos erros. Eles nos fazem amadurecer, crescer e levantar sacudindo a poeira. Na minha opinião – e experiência – esses são dez erros indispensáveis para nosso crescimento:

1. Se apaixonar por um cafajeste

Acho esse essencial para amadurecermos nosso ideia de relacionamentos. Ter um cara para mentir, enganar e te fazer de idiota (ao menos uma vez na vida) quebra aquela ideia de mundo perfeito e te força a ser mais esperta e crítica com os meninos.

2. Ter uma melhor amiga falsa

Esse também vai te fazer ficar mais esperta. Ter mais cuidado com as suas amizades e para quem conta seus segredos. É um tratamento de choque da vida, mas é necessário.

3. Fazer a dieta da sopa

Acreditar na promessa que vai emagrecer 10 kg em dois dias é necessário para que você aprenda o seguinte: existem problemas que precisam de paciência para serem resolvidos. E isso é algo que não dá para mudar.

4. Fazer qualquer dieta louca, na verdade

O erro das dietas loucas é importante para que a gente perceba que, muitas vezes, os clichês estão certos. Dieta maluca não resolve problema de peso (definitivamente, pelo menos), mas aquela velha história de “reeducação alimentar, exercício e comer de três em três horas” sim.

5. Sair contando para todo mundo dos seus planos

Uma vez eu li algo no Twitter que até hoje acho sensacional: “Sempre, sempre mesmo, vai existir alguém disposto a pisar nos seus sonhos. Saiba cuidar deles”. Não faço ideia do motivo, acho triste, mas é uma realidade. Aprender a proteger seus sonhos faz parte do aprendizado quando se quer dominar o mundo. Muitas pessoas não vão entender, vão te julgar e desencorajar seus planos. E, tudo bem, elas não são obrigadas a acreditar mesmo, afinal o sonho é SEU, não delas. Mas tenha cautela. Divida com quem você sabe que vai entender e te dar algum tipo de apoio (mesmo que só seja moral). Jogar pérolas aos porcos é perca de tempo.

6. Confiar naquela amiga nova da escola

Sempre vai existir aquela menina nova com quem a gente parece ter algum tipo de ligação para sair despejando e contando tudo da nossa vida. PARA! Respira e se segura. Não tô falando para não confiar na menina, muito menos para não conversar ou ser amiga dela. Só acho melhor ir com calma, ver melhor quem ela é, se a amizade de vocês dura mais de um mês, como ela trata as outras amigas… essas coisas. Mas essa garota super fofa-confiavél-legal-divertida SÓ QUE NÃO, é essencial para aprender que seus sonhos, medos, segredos, amores e vontades são muito preciosos para sair contando para qualquer pessoa. Não esqueça.

7. Deixar para estudar para prova de Química na noite anterior

Sei que é tentador, principalmente quando a gente odeia com todas as forças  não gosta muito da matéria. Mas deixar para noite anterior é desespero na certa! E isso é essencial para você ter aquela sensação de “nunca mais na vida vou fazer isso”. Tenta se programar para pelo menos três dias de estudo, uma hora por dia. Certeza que essa divisão vai te ajudar a compreender melhor e não ficar tão desesperada na hora da prova.

8. Assistir a adaptação achando que vai ser igual ao livro

Eu sei que A Culpa é das Estrelas foi surreal, mas nem todas as adaptações são assim. Então não vá para o cinema colocando todas as suas expectativas de que eles vão seguir os mínimos detalhes. E nem culpe o diretor, poxa. Eles precisam condensar aquela história enorme e super rica, em menos de duas horas! Tem noção do desafio? Infelizmente certas coisas vão ser deixadas para trás e isso é inegociável. Mas sofrer algumas vezes é necessário para você aprender a sentar lá, aproveitar o fato de um livro que você adora ter virado filme e sair feliz do cinema. Sem ressentimentos.

9. Comprar uma calça dois números menores,  já que “daqui duas semanas tô entrando nela”

Quem nunca? Cometer esse erro pode ser uma grande lição sobre viver o agora. Sei como é difícil estar com um corpo que você não ama. É um droga. Mas enquanto você está fazendo algo para mudar isso (seja dieta, exercícios, o que for) é necessário aproveitar a jornada. Então ame seu corpo AGORA! Seja vestindo 38, 40, 42, 44… Se vista para o corpo que tem hoje e se vista bem! É necessário amar o seu hoje para valorizar e aproveitar ao máximo seu futuro.

10. Achar que seus amigos sabem muito mais que seus pais

Ouvir o conselho daquele amigo, quando seus pais disseram o contrário e acabar se dando super mal. Faz parte. Em uma determinada época da nossa vida, a gente tende a achar que nossos pais não sabem absolutamente de na-da. Que nossos amigos sabem muita mais da vida do que eles e ouvir os dois só vai atrasar nossa vida. Pois é, totalmente necessário viver isso por um tempo.

Depois de quebrar a cara algumas vezes você vai perceber que a sua mãe estava certa. E que o seu pai manda muito nos conselhos. Pode não parecer mas eles já viveram tudo isso que a gente tá vivendo agora. São como guias dispostos a te mostrar o caminho. Claro, as vezes rola uma super proteção, normal, mas seus pais são as únicas pessoas no mundo que SEMPRE vão querer o seu melhor (mesmo que isso não signifique o melhor para eles). Entendeu que pode confiar de olhos fechados?

E por aí, qual erro você cometeu que te fez amadurecer MUITO? Me conta, quero muito saber!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Blogger
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Orkut
  • Reddit
  • Delicious
  • LinkedIn
  • Add to favorites
  • PDF
  • Print
  • Email
  • RSS